Visita técnica a Gruta da Lapinha e ao Parque Estadual do Sumidouro e Exploratório da Física Lagoa Santa-MG dia: 12/07/13, através do Colégio Cavalieri

domingo, 18 de agosto de 2013

Fotos do Museu Peter Lund










Desafio




Sociologia

Património cultural:

Património cultural é a soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que se reconheça como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.

 A construção sociológica do Brasil é inspirada nos valores onde a cultura vem de geração em geração fazendo com que o património cultural permaneça sempre em evidencia em cada região ou país.

Finalidade da SAB- Sociedade Arqueológica Brasileira:

É uma associação civil de caráter científico, de direito privado e sem fins lucrativos, que tem por objeto congregar arqueólogos e demais especialistas dedicados ao ensino,à pesquisa e à prática da arqueologia e áreas afins, visando promover o conhecimento e a divulgação de assuntos referentes à arqueologia e ao património arqueológico. Estatuto e Regimento clique em Institucional e depois em Documentos.

Importância da ética na pesquisa brasileira:

A ética é parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito dos fundamentos da vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais variadas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida.

Reportagem sobre a falta de ética relacionada a pesquisa de Peter Lund:

O naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), considerado o pai da 
Paleontologia brasileira, professava a chamada Teoria do Catastrofismo, do Barão Georges Cuvier. Foi para tentar comprovar esta teoria que o naturalista escavou milhares de fósseis 
nas cavernas de Lagoa Santa (MG) entre 1835 e 1844, quando descreveu dezenas de 
espécies extintas do período Pleistoceno. Durante este trabalho, Lund descobriu os 
esqueletos fossilizados de cerca de 30 seres humanos, que ficaram conhecidos como os 
Homens de Lagoa Santa. Logo após esta descoberta, o naturalista enviou suas coleções para 
a Dinamarca e pôs fim nos trabalhos de campo, sem no entanto voltar ao seu país e 
permanecendo no Brasil até sua morte. 
A maior questão não respondida sobre a vida de Peter Lund, e o objetivo deste 
trabalho, é entender porque afinal ele parou de pesquisar? O próprio Lund alegou falta de 
dinheiro. Mas seus biógrafos escolheram como bode expiatório o cansaço físico e 
intelectual após anos de trabalho ininterrupto nas cavernas. 
A resposta, no entanto, encontra-se na coleção de cartas de Lund, arquivadas na 
Biblioteca Real de Copenhagen. O presente trabalho é resultado do estudo de uma pequena 
parte desta correspondência. Analisou-se a vida do naturalista à luz da sua relação com a 
família, mestres e amigos no Brasil e na Dinamarca, na esperança de identificar a razão 
para o término das pesquisas de um dos mais influentes cientistas do Brasil no século XIX. 

Reportagem falta de ética nas pesquisas brasileiras

Os novos escândalos de corrupção no Congresso trazem novamente à tona a questão da ética. Compreender os limites da ética no campo pessoal e profissional é necessário para entender não só os problemas políticos do País, mas a sociedade e a maneira como nos relacionamos no dia-a-dia.
A ética é uma ciência do ramo da filosofia e, como outras ciências de natureza filosófica, não pode ser definida de maneira simplista. Costuma- se dizer que estuda a natureza daquilo que é considerado moralmente correto. Agir de forma ética, então, é se perguntar em todas as situações: "Como devo agir em relação aos outros?"
É assim que o professor doutor Rui Josgrilberg, diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, se refere a essa questão. "Ter ética quer dizer que você assume responsabilidade perante alguma coisa. Ética tem a ver com a responsabilidade que nós temos diante dos outros", explica.
A diferença entre ética e moral é que esta, normalmente, é estabelecida socialmente. Não necessariamente, algo que é moralmente aceito é também 'eticamente correto'. Quem explica é a socióloga Lucieneida Praun, também da Universidade Metodista de São Paulo.
A de falta de ética nas relações da cultura brasileira vem desde o período colonial, no qual um forte autoritarismo foi se consolidando. Esse autoritarismo, característico do nosso povo, pode ser observado em práticas como a do coronelismo ou a venda de votos, por exemplo.
Além disso, a população nunca teve muita consciência da diferença entre público e privado. "Não há, no Brasil, uma consciência forte do que é o poder público e uma clara distinção entre interesses públicos e privados, e assim esses problemas éticos na política se reproduzem cada vez mais. Dá a impressão que, moralmente, as pessoas não questionam isso (esse tipo de relação)", afirma a socióloga.
Essa falta de consciência gera uma falta de ética generalizada em todos os tipos de relação. É o famoso 'jeitinho brasileiro', banalizado e até incentivado. "Esse tipo de postura das pessoas perante as condutas políticas está muito ligada a toda trajetória de formação do nosso País", completa a socióloga.
Por outro lado, a falta de ética não é uma característica só da cultura brasileira – é uma tendência da competição do mundo atual. Para Lucieneida, "temos que levar em conta também que vivemos em uma sociedade que, de certa forma, incentiva o vale-tudo, o 'levar vantagem', a eterna competição entre as pessoas. A sociedade capitalista incentiva isso." Josgrilberg concorda. "A máquina incentiva essa competição, que gera a falta de ética nas relações", conta. "Grande parte dos valores proclamados pela televisão são inversões sobre questões não fundamentais, mas que interessam à 'máquina'", exemplifica.
Lucieneida acredita que a consciência política, por exemplo, é mais forte em alguns países mais desenvolvidos. "Se em alguns países da Europa um político pegar um carro público para levar um filho à escola, isso vira um escândalo de proporções imensas, enquanto aqui as pessoas não têm essa noção". Contudo, Josgrilberg é contundente quando afirma que não há relação entre desenvolvimento e ética. "Ainda assim, existem muitos países com altos índices de desenvolvimento e registros absurdos de falta de ética em todos os setores", completa.


Para o professor, a falta de ética gera, imediatamente, dilemas e paradoxos que conhecemos muito bem: desde a esfera pessoal, em que notamos que as pessoas têm se tornado cada vez mais individualistas, até nos grandes problemas mundiais, como a miséria e o aquecimento global. "Estamos chegando a limites, dilemas de sobrevivência. Ou a 'máquina' considera valores éticos ou destrói o planeta. Há dilemas inadiáveis, como a questão ecológica, a miséria e a fome", afirma Josgrilberg.

Como a sociologia colaboraria como ciência para a construção da sociedade brasileira, tomando como foco cientifico as pesquisas de Peter Lund?

Em relação as pesquisas de Peter Lund a sociologia colaboraria para o entendimento de como o ser humano protegeria a se próprio fazendo com que deveríamos ver e estimular todo o tipo para a arqueologia e para que possamos entender os nossos antepassados.







Química




    Processo de formação de estalagmites e estalactites





Artigo Estalagmite e Estalactite

As estalactites e estalagmites, surgem em grutas com rochas de carbonato de cálcio, particularmente calcite. Quando a água da chuva cai, o dióxido de carbono (CO2) do ar dissolve-se nela e formam-se soluções levemente ácidas Quando esta água, ácida, cai numa gruta e escorre através das rochas, o carbonato de cálcio insolúvel transforma-se em bicarbonato de cálcio solúvel

                         
Ao longo dos séculos, este processo produz grandes grutas. Porém a reação é reversível, ou seja, o bicarbonato de cálcio pode voltar a converter-se em carbonato de cálcio insolúvel. 

Quando a água saturada com bicarbonato de cálcio (tendo dissolvido o máximo possível), pinga do teto de uma gruta e evapora, fica ali depositado um pouco de carbonato de cálcio que vai formando a estalactite. Como a água continua a escorrer, o comprimento e a espessura da estalactite aumenta. Formar uma estalactite demora muitos anos, geralmente crescem 0,5 cm e 2,5 cm em cada século.


Estalactites

   Estalagmite




Fonte: http://umaquimicairresistivel.blogspot.com.br/2011/12/estalactites-e-estalagmites.html









Física

Experimentos



Experimentos




Video sobre os experimentos no exploratório de física

                                                                



Artigo sobre experimentos feito no Exploratório:

  Um dos experimentos feito no Exploratório de física Leonardo da Vinci em Lagoa Santa onde todos davam as mãos enquanto um encostava a mão no condutor de eletricidade (mostrado na imagem acima)  causando um choque entre as pessoas.
  Outro experimento foi o dos espelhos em que colocava-se um objeto entre espelhos formando mais objetos.
  

                                              Experimento com espelhos














Geográfia


                        Ciclo das Rochas                                


Fonte: Pessoal

Biologia-Lagoa Do Sumidouro



Lagoa do Sumidouro

A Lagoa do Sumidouro é a mais importante da região, com 15 km de perímetro. Destaca-se também o poção azul.


  • Quanto a eutrofização observei que ela esta propensa na época da seca, pois não haverá uma quantidade água adequada que levará ao acumulo de algas. 
  •  Observação diária inspecionando se esta ocorrendo o processo de eutrofização.
  • Evitar jogar lixo na lagoa, em suas margens e seus arredores. 

Biologia-Parque do Estadual Sumidouro



      
Cerrado


A vegetação predominante do parque é o cerrado, campo e cerradão

Cerrado: 
  • Árvores baixas, inclinadas e tortuosas, de troncos grossos, com ramificações irregulares e retorcidas
Campo:
  • é uma grande área livre de vegetação de maior porte
Cerradão:
  • Nos cerradões agregam-se as linhas de matas e matas de galeria


Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrad%C3%A3o>



  

Biologia-Gruta da Lapinha


Líquen
<http://cienciabr.org/wp-content/uploads/2009/02/liquen.jpg>


    Os líquens surgem quando há presença de fungos associado com a presença da algas. São bioindicadores de qualidade do ar e quando localizado em uma rocha ele libera um ácido chamado ácido liquênico que vai corroendo a rocha por dentro liberando minerais associado a alga, que entra os organismos fotossintetizantes.
    Os líquens são encontrados em menor número no interior das grutas pela falta de luz solar, os que la habitam se adaptaram ao falta de luz solar.



Impactos negativos presentes na gruta


Pinxação 
<https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTGG1urBl4PB_2IitcGftk6xpVxKGIhghf07sCqT3zSfyNXkBBUsg>

Os impactos causados ao tocar ou pinchar as rochas causa a sua degradação.

Para controle dos impactos é necessário vídeos educativos e cartazes informando o que pode e não pode fazer no interior da gruta.